"Pensar la casa de nuestro tiempo sigue requiriendo buscar la esencia de habitar, es decir, aprender primero a habitar (...) El habitar moderno es un sueño, una aspiración difícilmente alcanzable". A frase, de Blanca Lléo, serve de mote ao exercício proposto aos alunos de Teoria de Arquitectura do Mestrado Integrado em Arquitectura da Escola de Arquitectura da UM: uma curta-metragem sobre o Sonho de Habitar... Guimarães. Pelo terceiro ano consecutivo, o Sonho de Habitar volta ao Convívio, que acolhe e projecta os resultados deste trabalho.
Moderação pelo arquitecto Carlos Maia (docente da Escola de Arquitectura da UM).



A identidade nortenha baralhada: somos S. João ou somos S. Mamede. Em GMR, votamos no último, evidentemente, sentindo que Portugal inteiro devia fazer o mesmo. Este Versus junta o melhor dos Santos Populares - sardinhas, broa e vinho - com o melhor de S. Mamede - independência, batalha e dia um de Portugal. Selecção musical de fino recorte numa noite para dançar o bailarico.



“Crianças em risco: velhos problemas – novas perspectivas.”
Como protege o Estado os seus cidadãos mais desprotegidos? Quais os problemas sentidos pelas várias instâncias por onde passam as nossas crianças em risco? Que novas formas de abordar este problema podem ser implementadas? Estas e outras questões serão debatidas entre agentes da justiça da nossa cidade. Moderação de excelência a cargo de Álvaro Laborinho Lúcio.



Apresentação dos projectos dos finalistas do Curso de Vitrinismo, que, para além das vitrinas, versam áreas afins, como a Instalação, a Performance ou a Decoração. Esta exposição é o resultado final das Provas de Aptidão Profissional, que têm como objectivo demonstrar as competências adquiridas no curso durante os 3 anos de formação, associando a capacidade criativa e experimental à técnica profissional.



Mais uma projecção com conversa no Salão Nobre do Convívio, desta vez com espaço e tempo abertos a uma conversa sobre a cidade brasileira de... Brasília.
FILME: "O Risco - Lucio Costa e a utopia moderna", 76 min
AUTOR: Geraldo Motta Filho, 2003.
SINOPSE: Brasília é o ponto de partida e fio condutor desta história. Os depoimentos de familiares, de personalidades, com destaque para a interação do urbanista com Oscar Niemeyer e Le Corbusier, traçam o perfil deste homem que foi fundamental no processo de "formação" da arquitetura moderna brasileira.
O Risco intercala importantes depoimentos com raras e inéditas imagens de arquivos nacionais e internacionais e ainda os registros de viagem filmados em 8mm pelo próprio Lucio Costa dos anos 30 até a década de 60.



Dose dupla do cineasta Jorge Pelicano: quinta, dia 15, o Convívio e o Cineclube projectam, no Salão Nobre do primeiro, o galardoado Páre, Escute e Olhe. Sexta, dia 16, projecção do belíssimo Ainda Há Pastores, com A Palavra A Jorge Pelicano, realizador de cinema.

*Adenda: A sessão de Qui 15 (Pare, Escute e Olhe) foi transferida para o Auditório da ACIG, próximo do Convívio.


Cartel é membro fundador dos Lazer Kru dupla que ficou célebre pela sua participação nas lendárias noites quinzenais ‘CO-OP? no não menos lendário clube londrino Plastic People. Tem sido um dos principais propulsores das novas tendências da música feita no Reino Unido, sobretudo mesclada pelas influências da música negra. Cartel é um DJ de excelência que anima qualquer pista do mundo sempre com um sentido de diversão e surpresa na selecção musical. Recentemente empregou a sua aprendizagem no estúdio para dedicar à produção, tendo editado alguns EPs sob o nome de Lazer Kru, bastante aclamados na cena underground internacional. O seu nome foi inspirado no filme ‘Police Story’ de Jackie Chan, que reflectem em parte a grande flexibilidade que aplica à sua relação com a música, seja a criar no estúdio seja ao comando dos pratos, animando as mais diversas pistas de dança à volta do mundo. Chegou a vez de Cartel regressar a Guimarães depois de uma bem sucedida actuação alguns anos atrás.

http://www.myspace.com/lazerkrumusic
Convívio Associação Cultural
Largo da Misericórdia, 7 e 8
4810-269 GUIMARÃES


Siga-nos no Facebook.
© Convívio 07-12. Todos os direitos reservados.