No início foi o rock… a banda de Pedro Puppe e João Neto começou no já distante ano de 2004 a tocar ao vivo no Clube Europa, em pleno coração do Cais do Sodré, em Lisboa.
Com dois álbuns na bagagem, um primeiro homónimo de som cru e genuíno e um segundo (que estranhamente se chama “pela primeira vez”) ostensivamente produzido, vêm até ao nosso Salão Nobre com canções de desamor cantadas em português e de toque bluesy.

Ao concerto no Convívio os OiOai trazem um conjunto de temas novos e velhos para serem tocados por uma formação especial da banda (Pedro Puppe na voz e guitarra acústica; João Neto na guitarra acústica, dobro e coros; e Giles Teixeira no violoncelo). O formato acústico e as experiências musicais com óbvias vontades de retorno ao som mais simples da canção, tudo sem efeitos especiais que não os da emoção.

[Editado: os Oioai e o Convívio informam que, por questões de saúde, o violoncelista Giles Teixeira não vai poder dar o seu contributo no concerto de sábado. ]

De seguida as sonoridades da moda pela mão da DJ Maria Gambina.




Michel Giacometti, etnomusicólogo corso, dedicou os últimos 30 anos da sua vida ao estudo do património musical português, através de registos in loco por todo o país. São da sua responsabilidade os Arquivos Sonoros Portugueses, e, em colaboração com Fernando Lopes-Graça, a Antologia da Música Regional Portuguesa e o Cancioneiro Popular Português. Entre 1970 e 1973, apresentou na RTP o programa Povo que Canta, realizado por Fernando Tropa, um dos mais importantes documentos sobre a tradição musical portuguesa. Em 2003, Manuel Rocha, músico da Brigada Victor Jara, e Ivan Dias seguem-lhe as pisadas, numa nova série do Povo Que Canta, que nos mostra de que forma a tradição resiste, passados 30 anos. Porque conhecer o trabalho de Giacometti é o primeiro passo para compreender e valorizar a memória, reconstruindo e promovendo a cultura de raiz tradicional, a palavra a Manuel Rocha e o convite à participação espontânea de todos os gaiteiros e novos intérpretes da música tradicional.

Organização: Convívio e Rodobalho
Convívio Associação Cultural
Largo da Misericórdia, 7 e 8
4810-269 GUIMARÃES


Siga-nos no Facebook.
© Convívio 07-12. Todos os direitos reservados.