A Capital Europeia da Cultura é uma oportunidade para, ancorados no entusiasmo e ânimo que gerou, envolver os cidadãos e as instituições que os representam e integram, mobilizar vontades, energias e recursos em torno do projecto colectivo de consolidar o trabalho desenvolvido, de mudar de patamar, quer ao nível da exigência quer ampliando os domínios de acção.
(Do documento de Candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura)

Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012 é o nosso desafio do século. Espera-se que mexa com a cidade e com as suas gentes, convocando e potenciando a reconhecida capacidade de mobilização e de envolvimento dos vimaranenses sempre que estão em causa grandes empreendimentos colectivos.

Com a cultura como veículo, 2012 deve ser o momento para o lançamento de pontes perenes e sólidas para o futuro. Porque o sucesso da CEC se irá medir, mais do que pelo que acontecerá em 2012, pelo que fica para lá desse momento. E por aqueles que ficam.

O Professor Universitário Jorge Campos, responsável pela programação do ciclo “A Odisseia das Imagens” na Porto 2001, e o realizador vimaranense Rodrigo Areias conversam connosco sobre o papel dos agentes locais num evento desta dimensão.

O Círculo de Arte e Recreio, o Cineclube de Guimarães, o Convívio, a Sociedade Martins Sarmento e a Sociedade Musical de Guimarães, cinco associações culturais de referência da nossa cidade, promovem a conversa, o debate e a discussão sobre a Cidade, os Cidadãos e a Capital Europeia da Cultura 2012.
Convívio Associação Cultural
Largo da Misericórdia, 7 e 8
4810-269 GUIMARÃES


Siga-nos no Facebook.
© Convívio 07-12. Todos os direitos reservados.